quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Comentário do Professor Fábio Borges


Arranjo Político do Segundo Reinado
            O período balizado entre 1840 e 1889 é conhecido pela História como SEGUNDO REINADO. Antes de discorrer sobre o assunto supracitado, faz-se necessário, uma releitura crítica acerca do processo histórico que o antecede.
A “Independência do Brasil” ocorrida em 07/09/1822 foi marcada pela inexpressiva participação popular. Fatores como a vinda da Família Real para o Brasil em consequência do Bloqueio Continental, imposto por Napoleão Bonaparte, no qual, Portugal não podia comercializar com os ingleses, abertura dos portos as nações amigas, a Revolução Liberal do Porto, dentre outros, contribuíram para a Independência brasileira. Portanto, não existiu uma luta emanada pelo povo, e sim um arranjo histórico.
Após este episódio, D. João IV retorna a Portugal e seu filho D. Pedro I assume o Império até 1831 quando o mesmo renunciou deixando seu filho D. Pedro II com 5 anos e José Bonifácio como seu tutor – Período chamado Regencial – caracterizado por uma poítica conservadora e autoritária garantindo sua sustentabilidade política.
Para por fim ao período Regencial, D. Pedro II, apoiado pelo Partido Liberal aplica o Golpe da Maioridade e assume o Império em 1840 dando início ao Segundo Reinado.
            O então imperador cria o parlamentarismo em 1847, que ficou conhecido históricamente como Parlamentarismo às aversas, onde o mesmo, gozava de poder absoluto, uma vez que, podia demitir todo o ministério e escolher outro presidente do conselho, ou até mesmo diluir a Câmara e convocar novas eleições.
            O Segundo Reinado foi marcado pelas “barganhas políticas” oferecidas por D. Pedro II aos partidos Liberais e conservadores garantindo-lhe a permanência no poder.
            Atualmente, existe uma participação política ativa da camada popular  na tomada de decisões no Brasil? Na passagem do Período Imperial para o republicano  a máquina estatal permitiu um maior envolvimento da massa nesse processo?   
Fábio Borges
Graduando em História
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Tel.: (73) 3241-2273
e-mail: fabioborges_45@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário